top of page

Como colocar as músicas da sua banda no Spotify gratuitamente. Passo a passo.


Como colocar sua banda no Spotify grátis.

Se você tem banda ou trabalha com marketing digital para selos, estúdios ou artistas, sabe bem que a indústria fonográfica mudou faz tempo e é preciso se adaptar para não ser engolido.

Por isso é importante distribuir as músicas da sua banda no Spotify e outros sites de streaming de música similares.

Você pode continuar comprando discos e amando ter suas versões físicas; pode continuar fazendo download dos seus mp3, mas Spotify e semelhantes facilitaram muito as coisas pra quem quer ouvir música no computador ou no smartphone. A palestra do Piangers no RD On The Road SP 2017 falou disso e de outras mudanças culturais que fazem grandes players torcerem o nariz.

Não podemos simplesmente ignorar que as pessoas estão ouvindo música lá. Ainda mais quando existe um plano gratuito que é muito atrativo para o público em geral.

Por isso é tão importante, além de cuidar da imagem nas redes sociais, publicar sua música em todos os pontos em que o seu potencial público pode estar — afinal, esse é o seu produto.

Neste post, vamos discutir um pouco sobre:

  • por que sua banda precisa estar nas plataformas de streaming;

  • o que são agregadores de música e quais os principais;

  • como colocar sua música no Spotify e outras plataformas gratuitamente;

  • como compartilhar seu disco para os ouvintes em todas as plataformas utilizando apenas um link;

Por que você deveria estar no Spotify?

Em 2016, o consumo de streaming de música cresceu 52% no Brasil e não é novidade que já ultrapassa de longe os CDs e DVDs. Do total de vendas de música no país, downloads e streaming representam 77,2%, enquanto as mídias físicas ficaram com 22,8% do total no ano passado.

Em 2016, o consumo de streaming de música cresceu 52% no Brasil.

A pergunta certa deveria ser: por que a sua banda ainda não está no Spotify?

Quantas vezes você não ouviu a pergunta “tem no Spotify?” quando indicou um disco ou uma banda para alguém? Ou até mesmo quantas vezes você mesmo não perguntou isso? Se muita gente ouve por lá, por que não facilitar na hora de apresentar sua banda?

Nada impede que você continue prensando discos, usando o Bandcamp, Soundcloud (que na verdade parece estar nas últimas), YouTube e tantos outros serviços. Você pode estar em todos os lugares. As pessoas vão escolher o preferido delas e vai ser bem mais prático pra todo mundo.

O que são agregadores de música

Antes de aprender como colocar sua banda no Spotify e compartilhar o link do seu tão estimado disco para todo mundo, é preciso conhecer o que são os agregadores de música.

Agregadores de música (ou agregadores digitais) são serviços que fazem a distribuição de músicas em lojas digitais. É uma ponte entre o solicitante — neste caso você, ou sua banda/selo — e os sites de streaming e venda de músicas.

Alguns dos mais conhecidos e usados no Brasil são:

  • CDBaby.com — $49 para subir um disco ou $9.95 para subir um single, sem taxas anuais.

  • Tratore — Empresa nacional de distribuição física e digital (vale a pena para quem quer distribuir em lojas físicas, também).

  • ONErpm — Opções gratuitas para Spotify, Deezer, YouTube, Google Playe outros.

  • TuneCore — $29.99 para subir um disco ou $9.99 para subir um single, porém há taxas anuais de $49,90 para discos e $9,99 para singles.

Como colocar sua música no Spotify (e outros sites de streaming) gratuitamente

Se dinheiro é o problema na hora de colocar sua música em serviços de streaming, a boa notícia é que você não precisa pagar nada por isso. Bom, pelo menos para alguns desses sites.

A opção que vou apresentar aqui é o ONErpm, que é um dos mais usados para distribuir músicas gratuitamente no Spotify, assim como fiz com minha banda e também com a coletânea Canguru Tracks, que organizei para o Coletivo Canguru.

O ONErpm é uma plataforma de distribuição de música digital que trabalha com várias lojas digitais e serviços de streaming, e também faz a divulgação das bandas na sua plataforma própria.

Ele permite que você faça o upload dos seus discos, músicas EPs ou coletâneas gratuitamente, sem limites, para os seguintes serviços: YouTube, Spotify, Deezer, Google Play, loja da ONErpm e Facebook (através do aplicativo deles).

Você pode escolher todos esses de uma vez e não pagar nada por isso. Ao escolher outras lojas mobile como iTunes, Vivo, Tim, Oi e Algar (são opções para ringtones) você paga a taxa de cada uma delas. Se optar por todas as opções disponíveis, paga uma taxa fixa do pacote, que custa R$75 (um single ou um disco têm o mesmo valor).

Feitas as devidas introduções, aqui vai o passo-a-passo de como colocar sua música no Spotify grátis.

ATENÇÃO: toda vez que terminar de realizar cada uma das etapas, não deixe de clicar no botão salvar que fica sempre no final de cada página.

Passo 1 — Cadastre-se

Para começar a distribuir sua música no ONErpm, faça um cadastro na plataforma clicando em CADASTRE-SE, na barra superior. Depois disso, clique no botão ENTRAR na guia “Artistas e gravadoras”.


Passo 2. Preencha todos os dados

Preencha os dados solicitados para criar sua conta no ONErpm. É com ela que você criará seu catálogo de músicas, então é importante preencher corretamente. Feito isso, clique em “Criar conta”, lá no final.

Você precisará checar seu e-mail para verificar sua conta e finalizar o cadastro.

Passo 3. Criar um novo álbum

Faça login. Logo na página inicial, você poderá ver um dashboard com todas as opções para gerenciar sua música. Clique em um “Criar novo álbum” para iniciar o cadastro do seu novo disco, EP ou single.

Passo 4. Preencha as informações do álbum

Na próxima tela que se abre, você deverá incluir as informações sobre seu lançamento. É aqui que você vai inserir o nome do disco, nome do artista, gênero e outras coisas básicas. Não se esqueça de preencher com cuidado também a data de lançamento.

No campo “copyright” você deve colocar o ano de lançamento + o nome da gravadora, selo ou produtora. Caso esteja lançando por conta própria, você pode colocar o nome da sua banda ou simplesmente indicar “Independente”.

Passo 5. Artistas adicionais

Se seu disco possui participações especiais ou for o caso de uma coletânea, indique todos eles na aba “Artistas adicionais”.

Passo 6. Fazendo o upload das músicas

Clique em “Adicionar faixa”. No pop-up que abrirá, você preencherá o título, participações especiais (caso haja) e o IRSC da música (é opcional, caso você não tenha basta deixar em branco).

Depois que você fizer isso, aparecerá a opção para você subir a faixa. É aqui que você vai começar a fazer o upload dela, clicando em “Subir”. Preste atenção no formato necessário: sua música precisa estar codificada em .WAV 44.1kHz. Caso contrário, o upload vai falhar.

Repita o processo para todas as músicas que estarão no seu disco.

Passo 7. Inserir capa e descrição


Faça o upload da capa do seu lançamento clicando em “Procurar Capa” (deve estar em JPG ou TIFF e ter no mínimo 1400 x 1400 pixels). Você também pode fazer o upload do encarte em PDF na mesma tela, mas é opcional.

Ao descer a tela, você verá a opção para inserir, também, uma breve descrição do seu lançamento, caso deseje. Ele estará presente na loja ONErpm e ajudará outras pessoas a encontrarem seu trabalho.


Passo 8. Selecione preços

Selecione os preços de venda do seu disco/single/EP. Aqui, você escolhe o valor que as pessoas pagarão em lojas como iTunes ou da própria ONErpm pela sua música. é possível deixar tudo para download gratuito ou escolher a faixa de preço que preferir, de acordo com as opções disponíveis.

Passo 9. Selecione as lojas

É aqui que você irá escolher onde quer que sua música esteja. Clique no box dentro de cada uma delas para selecioná-las e fique de olho nos valores que aparecem abaixo de cada loja — a maioria delas é gratuita.

Passo 10. Pagar


Clique em “Finalizar” para efetuar o pagamento. Mesmo que você tenha escolhido apenas as opções gratuitas (aparecerá R$0,00), ainda é preciso passar por essa etapa e fazer o check-out.

Na página do checkout, clique em “Finalizar” mais uma vez…

E é isso! Depois desses passos, você só precisa esperar suas música ficarem disponíveis.

Quanto tempo demora para as músicas ficarem disponíveis?

Para subir no próprio ONErpm, é em até 24h. Os outros sites têm tempos de aprovação variados que podem levar até 7 dias até suas músicas estarem disponíveis. Nem é tanto tempo assim, vai! Se você colocar hoje mesmo, semana que vem já pode divulgar os links pra todo mundo ouvir.

Aqui está uma média de tempo para cada plataforma, dados do próprio ONErpm:


Pronto!

Você já tem seu disco cadastrado e em até 4 semanas já pode sair pelas redes sociais divulgando cada um deles.

Créditos: https://medium.com/@panzudo

Sigam-me os bons! by Chapolim!

bottom of page